Chimamanda Ngozi Adichie

por | 08/03/2018 | Biografias | 0 Comentários

Provisoriamente, conteúdo do Instagram

Chimamanda Ngozi Adichie (nascida em 1977) é uma escritora nigeriana, reconhecida como uma das mais importantes jovens autoras e está conseguindo muito sucesso em atrair os olhares de uma nova geração de leitores para a literatura africana.

Aos 26 publicou seu primeiro romance, “Hibisco Roxo” (2003) e seu terceiro trabalho, “Americanah” (2013), lhe rendeu o mais prestigioso de seus inúmeros prêmios: o National Book Critics Circle Award, em 2013.

foto bem colorida da autora sorrindo

Chimamanda Ngozi Adichie. Foto: Reprodução

Seu trabalho é focado na Nigéria e na negação da história única, que é como chama o que seria o pensamento único, o estereótipo dominante, a versão única das coisas.

A fama de Adichie não se deve somente à literatura, mas também a duas populares palestras TED. A primeira “O perigo de uma história única” (2009), ela faz um alerta sobre os estereótipos. Em 2012 com “Sejamos todos feministas”, teve ainda mais sucesso que a anterior, falando sobre feminismo e discriminação sexual, criticando os discursos de ódio tão comuns atualmente. Essa segunda palestra foi convertida em um livro de enorme sucesso.

”Cresci pensando em mim mesma como igbo [etnia nigeriana] ou como católica…, mas nunca como negra.”

“Tornar-me negra foi um processo e agora estou muito feliz com isso. Meus amigos na Nigéria não se identificam como negros porque não precisam disso.”

“Feminista é o homem ou a mulher que diz: Sim, existe um problema de gênero ainda hoje e temos que resolvê-lo, temos que melhorar.”

 

Gostou do post? Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos!

Compartilhe!

Mariana Gago

Advogada e entusiasta do papel transformador dos livros. Idealizadora e editora do projeto Recanto da Literatura.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obras

Hibisco Roxo

Esta resenha foi feita pela amiga Mari Araújo (Instagram @guardiadaestante). Hibisco Roxo (2003) - Segundo livro que li da Chimamanda Ngozi Adichie, e, mais uma vez, ela não falhou em me surpreender. Assim como em "Meio-Sol Amarelo", ela trata de temas pesados, mas com uma escrita poética que te envolve tanto a ponto de você encontrar beleza ond...

No seu pescoço

Esta resenha foi gentilmente emprestada pelo professor Rafael Ottati (Instagram @elrafa.lit), a quem agradeço muito por me incentivar nos primeiros contatos com esta escritora fantástica. Chimamanda Adichie, "No Seu Pescoço ". O que dizer deste livro de contos que nos pega pelo pescoço?  Publicado em 2017 no Brasil, são 12 contos, a maioria c...

autora sorrindo, de roupa colorida

Newsletter

Newsletter

error: Conteúdo Protegido