Provisoriamente, conteúdo do Instagram
Homero (séc. IX a.C.) foi um poeta épico da Grécia Antiga, “autor” dos poemas épicos “Ilíada” e “Odisseia”.
A figura de Homero é tema controverso até hoje. Entretanto, é consenso entre os estudiosos a sua enorme importância histórica, já que “Ilíada” é o mais antigo trabalho conhecido da literatura ocidental. Sendo assim, as obras a ele atribuídas influenciaram o desenvolvimento da cultura grega e marcaram a história da humanidade.
Os gregos antigos acreditavam que Homero era um indivíduo histórico, de carne e osso, mas atualmente outras teses têm mais força, como a de que é um nome fictício ou mesmo a personificação coletiva da memória grega.
Homero teria nascido na atual Turquia, ou em alguma ilha do mar Egeu, mas sete cidades se intitulam a terra natal do poeta (Esmirna, Rodes, Quios, Argos, Ítaca, Pilos e Atenas). Para Heródoto (geógrafo e historiador grego), Homero viveu 400 anos antes de seu tempo, em torno de 850 a.C.. Já outras fontes antigas o situam mais próximo à Guerra de Troia (1194-1184 a.C.).
Estima-se que suas obras datem dos últimos anos do século IX a.C., ou a partir do século VIII a.C., e que Ilíada é anterior à Odisseia. Alguns acreditam que os poemas se desenvolveram durante um longo período de tempo, acrescendo-se outros poemas independentes aos poemas iniciais, ou ainda que se tratam de compilações de textos orais.
São atribuídas a ele outras obras menos famosas: “Margites”, poema cômico; a “Batracomiomaquia”, paródia da Ilíada, e os “Hinos homéricos”.
Por causa dos feitos lendários de seus heróis e deuses, o termo homérico é usado como referência a algum grande feito, façanha, fato heroico.
Gostou do post? Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos!
0 comentários