Provisoriamente, conteúdo do Instagram
Hoje, 16 de junho, é o Bloomsday. Sabe o que é isso?
É o dia instituído na Irlanda para celebrar o personagem Leopold Bloom, protagonista de “Ulisses”. Atualmente, o evento é realizado em mais de 60 países.
Em Dublin, esses fãs refazem o trajeto de Bloom pelas ruas, parando para comer e beber as mesmas coisas e nos mesmos lugares que ele o fez na ficção.
Vamos entender melhor e começar do início.
“Ulisses” (1922) é a obra-prima do autor irlandês, James Joyce, considerada por muitos como o maior romance do século XX.
O livro narra um dia (mais precisamente, o 16 de junho de 1904) na vida de um dublinense comum, Bloom, de seu amigo Stephen Dedalus (o alter ego de Joyce) e de sua esposa Molly.
Baseado na “Odisseia“, de Homero, Bloom sai de casa acompanhado do amigo pela manhã e enfrentam situações desafiadoras e tentações para retornar à sua casa.
A narrativa, que revolucionou o romance moderno, expõe a complexidade dos personagens usando o fluxo de consciência, experimentos linguísticos, psicanálise freudiana, alternância de estilos e referências culturais.
Por conta de passagens obscenas, Ulisses permaneceu banido dos EUA por onze anos.
Joyce usou em Ulisses 30.030 palavras diferentes, enquanto todo o cânone Shakespeariano tem 29.168 (sim, alguém contou! 😂).
Gostou do post? Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos!
0 comentários