Resenha feita por Júlia @emversoeprosa
Júlia, obrigada pela gentileza em permitir que eu compartilhasse essa ótima resenha.
💥Resenha💥
Admirável Mundo Novo (1932), de Aldous Huxley, é um romance distópico que trata de um futuro onde as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e psicologicamente para aceitarem seu destino social e a forma de sociedade que será imposta a elas. Ou seja, a única opção é ser feliz.
Nessa nova sociedade a tecnologia e a ciência estão bem evoluídas, e foram usadas como ferramentas para uma revolução pessoal. Toda essa tecnologia foi usada para reinventar o ser humano, e consequentemente a vida.
Como eu disse antes, foram feitas mudanças não só biológicas, como psicológicas para que as pessoas sentissem sempre felicidade e satisfação. Então essa sociedade tem como foco a estabilidade individual, pois ela é necessária para a estabilidade social, o grande objetivo desse Novo mundo. Afinal, uma sociedade que está feliz e satisfeita não tem motivo para questionar o governo. Porém, não foi só através da ciência e tecnologia que essa sociedade atingiu seus objetivos, foi também desconstruindo a família, a monogamia, religião, a privacidade, o pensamento próprio, e tantos outros valores, costumes e direitos que poderiam levar o indivíduo a desestabilidade emocional ou aos questionamentos presentes na velha sociedade, que seria a que nós vivemos hoje.
Se por alguma razão essas pessoas sentem algum tipo de insatisfação ao longo da vida delas, elas são estimuladas a tomarem o SOMA, uma droga que as deixaria felizes novamente.
É interessante observar que quanto mais alta a casta, mais inteligentes essas pessoas eram, e mais soma elas precisavam. O que nos faz pensar em como pessoas que pensam, que questionam são perigosas para um governo. Tudo nesse livro é interessante, o que eu escrevo aqui é um pequeno vislumbre desse “Admirável Mundo Novo”, que eu indico que vocês leiam e fiquem apavorados ao perceber que essa sociedade controlada pelo prazer não está tão longe da em que vivemos.
Leiam Admirável Mundo Novo, leiam o máximo de livros que puderem. Tornem-se perigosos!
Boas leituras!
Gostou do post? Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos!
0 comentários