Robert Louis Stevenson

por | 17/04/2018 | Biografias | 0 Comentários

Provisoriamente, conteúdo do Instagram

Robert Louis Stevenson, 1893. Foto: Biblioteca Estadual de Nova Gales do Sul

Considerado um dos mais importantes escritores britânicos do século XIX, está entre os autores mais traduzidos em todo o mundo.

Em 1866 entrou para a faculdade de Direito de Edimburgo, onde escrevia para o jornal universitário. Sua fascinação pela vida boêmia e pelos seus frequentadores, junto com sua saúde frágil, trouxeram para o sua obra o lado obscuro da natureza humana e a preocupação com a morte.

Em 1875, quando se formou, já estava determinado a tornar-se um escritor profissional. Sua primeira obra publicada, “Uma Viagem pelo interior” (1878), baseou-se em suas próprias aventuras.

Em 1883, publica sua primeira obra de ficção extensa, “A ilha do tesouro”, que continua a fazer sucesso geração após geração. Ela narra uma aventura repleta de piratas em busca de tesouros perdidos. Pela primeira vez um pirata é retratado com uma perna de pau e um papagaio nos ombros – um ícone até hoje.

“Um objetivo na vida é a única fortuna valiosa que se encontra; não se deve procurá-lo em terras estranhas, mas dentro do coração.”

Em 1886, publica a obra que lhe traz notoriedade, “O Médico e o Monstro”, um de seus maiores sucessos literários.

Stevenson teve uma carreira profícua em uma grande diversidade de gêneros, como ensaios, contos, roteiros de viagens, peças teatrais, poesia e música.

 

Gostou do post? Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos!

Compartilhe!

Mariana Gago

Advogada e entusiasta do papel transformador dos livros. Idealizadora e editora do projeto Recanto da Literatura.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obras

O médico e o monstro

Provisoriamente, conteúdo do Instagram “O médico e o monstro” (1886), novela gótica de Robert Louis Stevenson, não é apenas um dos maiores clássicos do terror psicológico, mas da literatura universal. Segundo Stephen King, forma junto com Frankenstein, de Mary Shelley, e Drácula, de Bram Stoker, o trio dos maiores clássicos do terror de todos o...

Newsletter

Newsletter

error: Conteúdo Protegido