Henry James

por | 12/03/2018 | Biografias | 0 Comentários

Provisoriamente, conteúdo do Instagram

Henry James, 1900. Foto: William M. Vander Weyde – George Eastman House Collection

Henry James (1843 – 1916), escritor, dramaturgo, ensaísta e crítico, nascido nos Estados Unidos e naturalizado britânico, foi um dos maiores representantes do realismo na literatura do século XIX. Autor de alguns dos romances, contos e críticas literárias mais importantes de língua inglesa.

Sua obra, marcada pelo seu fascínio pela Europa, teve três etapas:

Na década de 1870, que culminou com “Retrato de uma Senhora” (1881), cujo tema é o confronto entre o novo mundo com os valores do velho continente. Essa fase realista, consagrou-o como precursor da moderna ficção pela utilização do flashback e pela narração indireta.

Na segunda etapa, nos chamados “os anos dramáticos”, James se aprofundou na literatura psicológica, que culmina com o clássico “A volta do parafuso” (1898).

Na última etapa, considerada por muitos a mais importante, o autor explora o complexo funcionamento da consciência humana, com uma prosa mais densa e intrincada, que caracterizam as três grandes obras dessa etapa final, “As Asas da Pomba” (1902), “Os Embaixadores” (1903) e “A Taça de Ouro” (1904).

“Há três coisas importantes na vida humana. A primeira é ser amável. A segunda é ser amável. A terceira é ser amável.”

Diferentes obras suas se alternam nas mais diversas listas dos maiores clássicos de todos os tempos, denotando a qualidade de seu legado.

 

Gostou do post? Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos!

Compartilhe!

Mariana Gago

Advogada e entusiasta do papel transformador dos livros. Idealizadora e editora do projeto Recanto da Literatura.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obras

Os Embaixadores

Provisoriamente, conteúdo do Instagram "Os Embaixadores" (1903), romance da fase tardia do escritor nova-iorquino naturalizado inglês Henry James (1843-1916), carrega a sua ambição de escrever o “romance perfeito”. O enredo é simples e bem resumido por Modesto Carone: [caption id="attachment_3012" align="alignright" width="300"] Henry James ...

Newsletter

Newsletter

error: Conteúdo Protegido