Provisoriamente, conteúdo do Instagram
“Grande Sertão: Veredas” (1956), de João Guimarães Rosa, é uma das mais renomadas e emblemáticas obras da literatura brasileira e lusófona. Um romance modernista ímpar e inovador.
Para Antonio Candido, nesta obra “há de tudo para quem souber ler, e nela tudo é forte, belo, impecavelmente realizado.” A utilização e recriação da linguagem se destacam na obra pela autenticidade da escrita e a perfeição estilística. Neste experimentalismo linguístico, característico da primeira fase do modernismo, Rosa usa aforismos, neologismos, arcaísmos, onomatopeias e aliterações que ajudam a formar um cenário poético e musical para a narrativa. A leitura, por isto, pode parecer complicada, num primeiro contato, mas é uma dificuldade passageira.
É a epopeia de um jagunço, Riobaldo, narrador-protagonista, que, na medida em que vai cruzando o sertão mineiro, se debate entre o bem e o mal e conta a história da sua vida para alguém que não aparece na trama, mas que ele trata, ora com intimidade, ora com cerimônia. Carregada de forte regionalismo, a obra é um mergulho cultural. Ao mesmo tempo em que descreve batalhas de jagunços e feitos dos seus personagens, traz questões universais, como rivalidade, violência, amor, guerra e sexualidade.
Cabe atentar, ainda, que toda a história é fruto da memória de Riobaldo e, devido à nossa memória ser extraordinariamente sugestionável, nunca se sabe quando ou o quanto é verdade o que se está sendo contado. A obra, de um único capítulo, é mesmo assim: a fala constante e infinita de Riobaldo, personagem que, segundo Vargas Llosa, tem “alguma coisa de um paladino de romance de cavalaria, de um mosqueteiro romântico e de um aventureiro de faroeste”.
Nesta viagem interna de Riobaldo se destaca pra mim a palavra que encerra o romance – travessia. Ela me dá a sensação de infinito, de esperança de sempre poder recomeçar, como se cada leitura desse livro fosse a primeira vez.
Gostou do post? Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos!
Adoro esse livro, li uma parte a internet e quero comprar ele