Provisoriamente, conteúdo do Instagram
Clive Staples Lewis (1898-1963), conhecido como C.S. Lewis, foi um escritor, professor, crítico literário e apologista cristão britânico, nascido na Irlanda.
Passou grande parte da sua adolescência na biblioteca da família lendo clássicos. Suas leituras despertaram seu interesse por mitologia e por idiomas, como o latim e o hebraico.
Depois de servir na Primeira Guerra, se graduou em Línguas e Literaturas Clássicas, em Oxford, onde conheceu seu grande amigo J. R. R. Tolkien (autor de “O Senhor dos Anéis”). Lecionou Literatura Medieval e Renascentista em Cambridge. Seu premiado livro “A alegoria do amor: um estudo da tradição medieval” (1936) é considerado por muitos seu trabalho mais importante.
Lewis, ateu convicto desde a adolescência, converteu-se ao cristianismo na década de 1930, tornando-se membro da Igreja Anglicana.Isso é importante mencionar porque a religião foi um tema recorrente e de destaque em sua obra, como em “Cartas de um diabo ao seu aprendiz” (1942), “Milagres” (1947) e “Cristianismo puro e simples” (1952). Direta ou indiretamente, amor ao próximo, amizade, busca pela paz, justiça e a igualdade, são os valores abordados em sua obra.
Cada vez que você faz uma opção está transformando sua essência em uma coisa diferente do que era antes”
Escreveu para o público infanto-juvenil “As crônicas de Nárnia” – uma série de sete romances de fantasia, começando com “O leão, a feiticeira e o guarda-roupa” (1950), adaptado para o cinema pelos estúdios Disney.
Escreveu também uma trilogia de ficção científico-religiosa, conhecida como a “Trilogia espacial” (1938-1945).
Sua autobiografia, “Surpreendido pela alegria” (1955) é considerada uma das suas principais obras.
C. S. Lewis faleceu em 22 de novembro de 1963, mesmo dia que Aldous Huxley e John F. Kennedy, presidente norte-americano.
Gostou do post? Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos!
0 comentários