Carlo Collodi

por | 20/03/2018 | Biografias | 0 Comentários

Provisoriamente, conteúdo do Instagram

“Não confie, meu rapaz, naqueles que te prometem riqueza da noite para o dia. Geralmente, ou são loucos ou são embusteiros” – As aventuras de Pinóquio.

Carlo Collodi, pseudônimo de Carlo Lorenzini, (1826-1890), foi comediante, jornalista, escritor e crítico de teatro italiano, imortalizado por haver criado “Pinóquio”.

Tornou-se um jornalista de sucesso. O primeiro jornal que fundou, Il Lampione, um jornal satírico, foi fechado pela censura, em 1848, quando se decidiu ser voluntário na Guerra de independência italiana.

Collodi foi um dos autores que tentou criar novas bases para uma língua italiana pós-unificação, usando alguns regionalismos e expressões de dialetos em seus textos.

Nas horas vagas, escrevia histórias e peças, sem muito sucesso, e sua entrada na literatura infantil foi traduzindo contos populares meio esquecidos à época, do escritor francês Charles Perrault – Racconti delle Fate (seu primeiro livro, 1876).

“Le avventure di Pinocchio, storia di un burattino”, 1892 (ilustração de Enrico Mazzanti)

Entre 1881 e 1883, publicou em capítulos no jornal semanal voltado para o público infantil (Jornal para as Crianças) “A historia de um boneco”, com enorme sucesso, sendo impressa na forma de livro, ainda em 1883, “As aventuras de Pinóquio – história de um boneco”.

Pinóquio acabou ofuscando o seu criador. Apesar de ser um dos mais famosos personagens da literatura infantil em todo o mundo, poucas pessoas hoje conseguem reconhecer o nome de seu autor. Embora tenha outras obras, como por exemplo “Macchiette” (1880), “Occhi e nasi” (1881) e “Storie Allegre” (1887), nenhuma chegou perto de alcançar o sucesso de sua obra-prima.

Adotou Collodi como seu pseudônimo literário em referência ao vilarejo toscano em que sua mãe nasceu.

O nome Pinocchio é uma palavra típica do dialeto toscano e significa pinhão (seria pinolo, em italiano).

 

Gostou do post? Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos!

Compartilhe!

Mariana Gago

Advogada e entusiasta do papel transformador dos livros. Idealizadora e editora do projeto Recanto da Literatura.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obras

As aventuras de Pinóquio – história de um boneco

[caption id="attachment_3048" align="alignleft" width="300"] Edição da Cosac & Naify, com ilustrações de Alexandro Cerveny. Foto: Acervo Recanto da Literatura[/caption] Provisoriamente, conteúdo do Instagram “As aventuras de Pinóquio – história de um boneco”, escrita por Carlo Collodi, é um clássico da literatura infanto-juvenil. Foi inicialm...

Newsletter

Newsletter

error: Conteúdo Protegido