Clarice Lispector (1920-1977), nascida Haya Pinkhasovna Lispector, na Ucrânia, foi uma das maiores escritoras brasileiras e pertenceu à chamada “Geração de 45” – terceira fase do modernismo brasileiro.
Filha de judeus que vieram para o Brasil, em 1921, fugindo da perseguição durante a Revolução Russa, naturalizou-se brasileira e se declarava pernambucana.
Formada em direito, começou na imprensa em 1942 e nunca mais se desvinculou totalmente do jornalismo.
Seu primeiro romance foi publicado em 1944, “Perto do Coração Selvagem”, que lhe valeu o Prêmio Graça Aranha, da Academia Brasileira de Letras.
Suas principais obras foram os livros de contos “Laços de Família” (1960) e “A Legião Estrangeira” (1964), o romance “A Paixão Segundo G. H.” (1964), considerado um marco na literatura brasileira, e a novela “A Hora da Estrela” (1977), seu ultimo trabalho publicado em vida.
“Temos disfarçado com o pequeno medo o grande medo maior e por isso nunca falamos no que realmente importa.” (Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres, 1969)
Clarice que dominava sete idiomas (português, inglês, francês, espanhol, hebraico, iídiche e russo) traduziu inúmeras obras para o português.
Clarice virou um grande hit na internet, mas é constantemente vítima das redes sociais que lhe promovem, ao lhe atribuem a autoria de frases que ela nunca disse ou escreveu.
Gostou do post? Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos!
0 comentários