Isabel Allende

por | 17/03/2018 | Biografias | 0 Comentários

Provisoriamente, conteúdo do Instagram

Isabel Allende com ex-presidente chilena, Michelle Bachelet, em 2010 destaque. Foto: site isabelallende.com

Isabel Allende (1942), filha de diplomata e sobrinha do ex-presidente chileno Salvador Allende, é jornalista e escritora.

Após o golpe militar no Chile e a morte de Salvador Allende, em 1973, buscou refúgio na Venezuela, junto com a família, onde trabalhou como repórter e escreveu estórias infantis e peças teatrais. Mais tarde, mudou-se para os EUA, onde vive até hoje.

Sua carreira como escritora começou tarde, mas teve como incentivador o célebre poeta chileno Pablo Neruda, que, ainda em 1973, a aconselhou deixar seu trabalho como repórter e se dedicar aos livros de ficção – o que demorou quase uma década para acontecer. Seu primeiro livro, “A Casa dos Espíritos” (1982), fez muito sucesso com a crítica e o público e a projetou internacionalmente.

Seus romances, com muitos elementos do realismo mágico, são normalmente baseados em suas próprias experiências, eventos históricos e na vida de mulheres.

Sua obra mais dramática foi “Paula” (1995), oriunda da biografia de sua filha Paula, que Isabel teria feito durante seu coma para depois ajudá-la a recobrar a memória. Sua filha acabou falecendo, mas Allende decidiu publicar a obra mesmo assim.

Sua fama aliada à sua condição de refugiada, fez dela uma palestrante requisitada. É considerada a mais famosa romancista contemporânea da América Latina. Em 1994, foi primeira mulher a receber a Ordem do Mérito de Gabriela Mistral.

Se escrevo alguma coisa, temo que ela aconteça, se amo demais alguma pessoa, tenho medo de perdê-la; no entanto, não posso deixar de escrever, nem de amar…” 

Apesar dos inúmeros prêmios em todo o mundo e do sucesso comercial, sua literatura atrai também críticas negativas de outros autores e críticos, que questionam a sua qualidade literária.

Allende tem uma rotina de trabalho rigorosa na frente de seu computador, trabalhando de segunda a sábado, das 9h às 19h.

“Se escrevo alguma coisa, temo que ela aconteça, se amo demais alguma pessoa, tenho medo de perdê-la; no entanto, não posso deixar de escrever, nem de amar…”

 

Gostou do post? Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos!

Compartilhe!

Mariana Gago

Advogada e entusiasta do papel transformador dos livros. Idealizadora e editora do projeto Recanto da Literatura.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obras

A casa dos espíritos

Provisoriamente, conteúdo do Instagram [caption id="attachment_2526" align="alignleft" width="341"] Edição Limitada de 25 anos da obra, em espanhol, da Editora Areté. Foto: Acervo Recanto da Literatura[/caption] “A Casa dos Espíritos", lançado em 1982, foi o primeiro romance da escritora chilena Isabel Allende e também o mais famoso, com mu...

Newsletter

Newsletter

error: Conteúdo Protegido