J. K. Rowling (Joanne Rowling), nascida em 1965, é uma escritora britânica, que ganhou fama internacional pela série Harry Potter.
Desde criança queria ser escritora. Estudou Línguas Clássicas e Literatura Francesa e, assim como milhares de escritores em todo o mundo, seu sonho era ter, um dia, uma obra na prateleira de uma livraria.
Em 1995, Rowling terminou seu manuscrito de “Harry Potter e a Pedra Filosofal” que foi inicialmente recusado por doze editoras.
Depois de publicado pela Bloomsbury, o livro foi bem aceito e recebeu diversos prêmios.
A editora Bloomsbury sugeriu colocar as iniciais do seu nome temendo que garotos não se interessassem por um livro escrito por uma mulher.
Depois disso, acho que todos sabem… Harry Potter se tornou a série literária mais vendida da história e suas versões adaptadas para o cinema, pela Warner Bros., estão entre as maiores bilheterias da história.
Rowling já escreveu também quatro romances para o público adulto, “Morte Súbita” (2012), pela Editora Nova Fronteira, e uma série policial do detetive Cormoran Strike, sob o pseudônimo de Robert Galbraith, pela Rocco, além de ensaios.
O fundo do poço se tornou a base sólida na qual eu reconstrui a minha vida.”
O sucesso dessa incrível mulher (que chegou a sofrer de depressão e viver de seguro-desemprego) pode ser estimado por números:
O último livro da série “Harry Potter e as Relíquias da Morte” (2007) vendeu 11 milhões de cópias no dia do lançamento.
A marca Harry Potter tem valor estimado de 15 bilhões de dólares.
Em 2010, Rowling foi nomeada a “Mulher Mais Influente da Grã-Bretanha” pelos principais editores de revista.
Foi eleita pela Enciclopédia Britânica uma das 300 mulheres que mudaram o mundo.
A revista Forbes a nomeou como a primeira pessoa a se tornar bilionária somente escrevendo livros. .
Gostou do post? Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos!
0 comentários