Provisoriamente, conteúdo do Instagram
James Joyce (1882-1941) foi um escritor irlandês, vanguardista do movimento modernista na literatura.
Educado com rigor por padres jesuítas, veio a estudar inglês, francês e italiano na Universidade de Dublin, onde participou de grupos de literatura e teatro.
Publica seu primeiro livro “Música de Câmara” (1907), com 36 poemas, ainda sob a influência do simbolismo.
Em 1914, publica uma coletânea de contos “Dublinenses”, numa abordagem realista, em que se propôs a escrever “um capítulo da história moral de meu país”.
Em sua estreia como romancista, com “Retrato do Artista Quando Jovem” (1916), apresenta sua prosa em fluxo de consciência, estilo que marcaria a sua obra, para narrar a vida de seu alter ego, Stephen Dedalus.
Em 1922, publica o romance “Ulisses“, precursor do romance moderno e considerado por muitos como o mais influente do séc. XX de toda literatura ocidental. Nele, cuja narrativa se passa no dia 16 de junho de 1904, Joyce presenteia o mundo literário com seu personagem Leopold Bloom.
Questões que se resolvem com violência nunca ficam resolvidas.”
Seu último romance,“Finnegans Wake” (1939), é uma das maiores obras da literatura experimental, onde Joyce usa uma fusão de palavras em inglês com outras línguas, tornando sua tradução um trabalho complicado e bastante ousado.
Gostou do post? Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos!
0 comentários