John Steinbeck

por | 16/02/2020 | Biografias | 0 Comentários

o autor aparece ainda jovem, de blazer claro e camiseta preta, sentado

John Steinbeck, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1962. Foto: Hulton Archive/Getty

Provisoriamente, conteúdo do Instagram

John Ernst Steinbeck, Jr. (1902-1968) era um escritor americano em meados do século XX. Foi muito influenciado pela economia agrícola em que cresceu e as lutas subsequentes provocadas pela Grande Depressão. Seus trabalhos são notáveis por sua consciência social.

As suas obras principais são “Luta Incerta” (1936), “Ratos e Homens” (1937) , “As Vinhas da Ira” (1939), considerada a sua obra-prima, e “A Leste do Éden” (1952).

Exerceu várias profissões para custear os estudos. Em 1925, empregou-se no jornal American, de Nova Iorque, e esquadrinhou a cidade em busca de um editor para tentar prospectar seus livros ainda não escritos.

Estreou na literatura com a “Taça de Ouro” (1929), biografia romanceada do bucaneiro Henry Morgan, já marcada por seu característico estilo alegórico.

Em 1935, firmou-se como autor de prestígio com “Boêmios Errantes”, que recebeu a medalha de ouro do Commonwealth Club, de São Francisco, como melhor livro californiano do ano. 

De todos os animais da criação o homem é o único que bebe sem ter sede, come sem ter fome e fala sem ter nada a dizer.”

Com sua peculiar criação de personagens marcados pelo infortúnio e pela miséria em romances quase sempre ambientados na Califórnia, particularmente em sua terra natal Vale de Salinas, em Monterey, e no Vale de S. Joaquim, ele descreve a América da Grande Depressão, com seus personagens quase sempre operários, desfavorecidos e profundamente solitários. Este cenário ambienta seu romance de maior prestígio “As Vinhas da Ira“, a trágica odisseia da família Joad, que recebeu o Prêmio Pullitzer de ficção, em 1940.

Steinbeck teve 17 de suas obras adaptadas para filme por Hollywood. Teve também grande sucesso como roteirista, indicado em 1944 ao Oscar de melhor Roteiro Original pelo filme “Um Barco e Nove Destinos” (1944), de Alfred Hitchcock. É dele também o script do filme “Viva Zapata”(1952) baseado na vida do revolucionário mexicano, Emiliano Zapata.

Steinbeck escreveu em vários gêneros ao longo de sua prolífica carreira. Em geral, no entanto, ele transmitiu um realismo de experiência e criou perfis de personagens vívidos e atraentes.

 

Gostou do post? Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos!

Compartilhe!

Mariana Gago

Advogada e entusiasta do papel transformador dos livros. Idealizadora e editora do projeto Recanto da Literatura.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obras

As vinhas da ira

Provisoriamente, conteúdo do Instagram “As vinhas da ira” (1939) é o romance considerado a principal obra do escritor norte-americano, John Steinbeck. Obrigados, pela seca e pelos bancos, a deixarem para trás os campos de algodão arrendados em que trabalhavam em Oklahoma, a família Joad parte, em estado de absoluta pobreza, em busca de emprego ...

rosto do autor, já em meia idade,

Newsletter

Newsletter

error: Conteúdo Protegido