Toni Morrison

por | 28/02/2018 | Biografias | 0 Comentários

Provisoriamente, conteúdo do Instagram

Toni Morrison (1931-2019) foi uma escritora, ensaísta, editora e professora estadunidense.

Recebeu diversos prêmios por seus romances fortes e pungentes, que relatam as experiências de mulheres negras nos Estados Unidos durante os séculos XIX e XX. Com destaque: Pulitzer de Ficção (1988), Nobel de Literatura (1993), Medalha Nacional de Humanidades (2000) e Medalha Presidencial da Liberdade (2012).

Toni Morrison recebe a Medalha Presidencial da liberdade de Barack Obama, 2012. Foto: renaschild

Seu livro de estreia, “O olho mais azul” (1970) – assunto abordado no nosso próximo post – é um estudo sobre raça, gênero e beleza, que são temas recorrentes em seus últimos romances. Ela despertou a atenção da crítica internacional com “Song of Solomon” (1977). “Amada” (1987), o primeiro romance de uma trilogia que inclui “Jazz” (1992) e “Paraíso” (1997), é seu livro mais conhecido.

Embora seus romances tenham foco nas mulheres negras, Morrison não identifica seu trabalho como feminista. Perguntada sobre esse distanciamento do feminismo, respondeu:

“Para ser tão livre quanto possível, na minha própria imaginação, não posso aceitar posições fechadas. Tudo o que já fiz, no mundo da escrita, tem sido expandir a articulação, em vez de fechá-la, para abrir portas. Às vezes, nem mesmo fechar o livro – deixando os finais abertos para reinterpretação, revisão, um pouco de ambiguidade”.

Gostou do post? Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos!

Compartilhe!

Mariana Gago

Advogada e entusiasta do papel transformador dos livros. Idealizadora e editora do projeto Recanto da Literatura.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obras

O olho mais azul

Provisoriamente, conteúdo do Instagram Gostaria de agradecer imensamente à parceira, e já muito querida, Mari Araujo pela belíssima resenha de “O Olho Mais Azul” (1970), de Toni Morrison. #Repost @guardiadaestante ・・・ [...] é tão imponente e poderosa aos meus olhos que fico até tímida de falar sobre ela neste minúsculo bookgram. Este espaço é p...

A fonte da autoestima: Ensaios, discursos e reflexões

texto meramente informativo de responsabilidade da Editora A fonte da autoestima: Ensaios, discursos e reflexões (Português) Capa Comum – 8 abr 2020 Uma das escritoras mais célebres e reverenciadas de nossos tempos, Toni Morrison sempre foi uma hábil observadora do mundo. Em A fonte da autoestima, encontramos uma rica coletânea de textos sobre ...

escritora vestida de preto, debruçada e apoiada nos cotovelos

Newsletter

Newsletter

error: Conteúdo Protegido