Vinicius de Moraes (1913-1980) foi um poeta, dramaturgo, jornalista, diplomata, cantor e compositor brasileiro.
O “poetinha”, um dos principais nomes da geração que surge na década de 1930, após o movimento modernista, notabilizou-se pelos seus sonetos. Publicado seu primeiro livro de poemas, “O Caminho para a Distância”, em 1933.
Na década de 1950, sua produção em outras áreas começa a se destacar, como em sua peça de teatro “Orfeu da Conceição”, de 1956.
Na música, se destaca como compositor, trazendo para as letras a sua qualidade poética, tornando-se um dos ícones da MPB, com parcerias duradouras e de sucesso com Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra, Edu Lobo entre outros.
Apesar de sua variada produção artística, sempre considerou a poesia sua primeira e maior vocação. A sua primeira “Antologia Poética” foi organizada pelo próprio autor e publicada pela editora A Noite. Apesar da primeira edição não trazer a data, 1954 é o ano estimado pelos críticos. .
A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida.”
Publicou duas coletâneas de crônicas: “Para viver um grande amor” (1962) e “Para uma menina com uma flor” (1966).
Assumiu postos diplomáticos em Los Angeles, Paris, Roma, até ser aposentado compulsoriamente pelo AI-5, do regime militar, no final de 1968.
Gostou do post? Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos!
0 comentários