Mariana Gago

Idealizadora e editora do projeto Recanto da Literatura.

Advogada. Mineira, vivendo no Rio de Janeiro. Cresci lendo clássicos da literatura e amadureci na companhia de autores e obras maravilhosos.

Um dia percebi que um perfil pessoal no Instagram estava estendendo meus horizontes e se transformando no projeto mais desafiador e prazeroso da minha vida.

Filhos de Sangue e Outras Histórias

Filhos de Sangue e Outras Histórias

Octavia E. Butler, a Grande Dama da Ficção Científica e autora de clássicos como Kindred: laços de sangue e A Parábola do Semeador, agora nos apresenta uma incrível coletânea de contos e ensaios, uma perfeita introdução para novos leitores e uma aquisição obrigatória para fãs. “Filhos de Sangue”, um dos grandes destaques da coletânea, traz uma avassaladora reflexão de Octavia sobre questões como simbiose, amor, poder e escolhas impossíveis.

O idiota

O idiota

“O idiota” é considerado um dos grandes romances da chamada segunda fase da obra de Fiódor Dostoiévski. A história começa com príncipe Míchkin de volta à Rússia depois de vários anos na Suíça. Epilético como o autor, Míchkin é um homem de compaixão sem limites cuja boa índole é uma mescla de Cristo com Quixote, um dos personagens mais complexos e impressionantes de toda a literatura mundial.

Vitória

Vitória

Vitória foi finalizado em maio de 1914, mas publicado apenas no ano seguinte, já em meio à Primeira Guerra Mundial. O livro traz temas recorrentes na obra de Conrad, como a solidão, a inconformidade com o mundo, o conflito entre o mal e a esperança. Seu protagonista, Axel Heyst, instala-se em uma ilha no sul asiático, em total isolamento, após um fracasso comercial que não abala sua aceitação resignada do destino.

O quarto de Jacob

O quarto de Jacob

“O quarto de Jacob” (1922) de Virginia Woolf é um livro que foi escrito no início do Modernismo, ou seja, nesta época, os artistas estavam buscando novas estruturas narrativas, por causa das mudanças que a Ciência e a Filosofia estavam trazendo na maneira de pensar.

Virginia Woolf

Virginia Woolf

Virginia Woolf (1882-1941) foi uma romancista, ensaísta e editora inglesa. Uma das principais escritoras do modernismo. Sua vasta obra, de nove romances e outros mais de trinta trabalhos, entre contos, teatro, ensaios, a coloca entre os maiores de todo o século XX.

Contágio

Contágio

Contágio, de Paolo Giordano, um dos maiores escritores italianos do nosso tempo. A obra foi escrita agora durante o Coronavírus e retrata a complexidade do mundo em que habitamos e como esta pandemia afeta lógicas sociais, políticas e econômicas. Uma leitura rápida para nos aprofundarmos no entendimento do hoje.

O show de Aldir Blanc tem que continuar

O show de Aldir Blanc tem que continuar

Acordei com a notícia de que mais uma batalha foi perdida para o COVID-19. E quem nos deixou agora, aos 73 anos, foi Aldir Blanc, escritor e compositor.
Selecionei duas de suas composições em parceria com João Bosco e imortalizadas na voz da “Pimentinha”, Elis Regina. A primeira é “Dois pra lá, dois pra cá”, em bolero sensual gravado em 1974. A segunda, de 1979, ficou marcada como um hino na época da anistia, do então decadente Regime Militar no Brasil.

Newsletter

Newsletter

error: Conteúdo Protegido