Obrigada pela linda resenha, Daniela Colaci @resenhasdealgodao
A Cor Púrpura – Alice Walker – 336 p. – 5/5
Celie não tem uma vida fácil. Passou por todo tipo de abuso em casa, onde deveria ter proteção e quando se casou, sofreu mais um bocado.
Seu marido, Albert, é um homem mesquinho, a quem Celie só se refere como Sinhô. Mas porque não chamá-lo pelo nome se ela era sua esposa? Simplesmente porque Celie não se via assim. Ela se sentia inferior, pois durante toda a sua vida foi tratada dessa forma.
Celie escreve cartas para Deus e para sua irmã Nettie. O livro é assim, uma constante troca de mensagens. Essas cartas vão narrar à vida de Celie, contando seu sofrimento, seus aprendizados e descobertas. Eu me emocionei demais com o desenvolvimento da personagem, a narrativa é impecável!
O livro foi lançado em 1982 e, em 1983, Alice Walker ganhou o prêmio Pulitzer pela obra. Hoje, após mais de 30 anos de sua publicação, continua cativando os leitores, o que só mostra o quanto a história é atemporal e grandiosa.
A Cor Púrpura foi adaptado para o cinema em 1985, num filme dirigido por Steven Spielberg com Whoopi Goldberg interpretando o papel principal, Celie. E eu não sei por que ainda não assisti!
Vale comentar aqui que as cartas de Celie têm uma série de erros de ortografia. Tal aspecto me chamou a atenção logo no início da leitura… Mas eu entendi que essa foi uma estratégia de Alice Walker para mostrar mais uma das faltas de oportunidade de Celie, a de não ter tido a chance de ter uma educação formal.
Além disso, o livro é recheado de outros personagens secundários bem interessantes! Principalmente Shug Avery, que vai promover uma série de transformações em Celie. Nettie (irmã de Celie), Harpo (filho de Sinhô) e Sofia (mulher de Harpo), também têm cenas memoráveis que me deixaram de queixo caído!
Mesmo que o livro tenha partes bem tristes, ele vai te arrancar alguns sorrisos pelo caminho. Com toda a sua grandeza e coragem, Celie conquistou um lugar especial no meu coração!
Ler esse livro foi uma experiência fantástica! Espero ter convencido vocês a embarcarem nessa leitura!
Gostou do post? Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos!
0 comentários