A Mão Esquerda da Escuridão

por | 03/07/2018 | Resenhas | 0 Comentários

Autor(es): Ursula K. Le Guin

Lançamento: 1969

Provisoriamente, conteúdo do Instagram

“A Mão Esquerda da Escuridão” (1969), escrito pela autora estadunidense, Ursula K. Le Guin, é considerado não só um dos mais importantes livros de ficção científica, como uma obra-prima da literatura moderna.

A narrativa se passa no Planeta Inverno, um gélido mundo habitado por seres andróginos, que podem assumir a forma masculina ou feminina, não havendo qualquer discriminação de gênero. Genly Ai, o protagonista, é um emissário que chega a este planeta para convencer seus governantes a se unirem a uma grande comunidade universal.

Neste contexto, a obra propõe temas atemporais e polêmicos como gênero, feminismo e alteridade.

livro de capa marinho sobre outro de capa vermelha. ambos sobre um livro com um artigo sobre a autora com uma foto sua

A mão esquerda da escuridão, vencedor dos prêmios Nebula e Hugo. Foto: Acervo Recanto da Literatura

A obra faz parte do Ciclo de Hainish, uma série de romances e contos que não seguem uma ordem cronológica e são histórias independentes, mas que são ambientados no universo de Hainish, apresentado pela autora no conto, “The Dowry of the Angyar” (1964). Alguns deles se pode ordenar:
1. Os despossuídos, 1974;
2. Floresta é o nome do mundo, 1976;
3. O mundo de Rocannon, 1966;
4. Planeta do exílio, 1966;
5. A cidade das ilusões, 1967;
6. A Mão esquerda da escuridão, 1969;
7. O dia do perdão, 1995;
Outros livros do ciclo não são precisamente situados cronologicamente: “As Doze Moradas do Vento” (1975), “Um Pescador do Mar Interior” (1994), “O Relato” (2000) e “O Aniversário do Mundo” (2002).

Segundo o Alicia Volta, em www.cubogeek.pt: “[…] não aparecem nela monstros devoradores ou esquadrões de ovnis a destruir cidades. […] há nesses relatos uma galeria de horrores que identificamos imediatamente como muito humana: há ditaduras e revoluções, violência, tortura, prisão e morte, ganância, mentiras, sede de poder, medo ao desconhecido e a quem é diferente”.

Ursula recebeu por este livro os prêmios Hugo e Nebula de Melhor Romance, considerados dois dos mais prestigiados prêmios literários da ficção científica e fantasia.

Essa edição da Editora Aleph está linda e conta com um prefácio do Neil Gaiman.

 

Gostou do post? Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos!

Compartilhe!

Mariana Gago

Advogada e entusiasta do papel transformador dos livros. Idealizadora e editora do projeto Recanto da Literatura.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Fahreinheit 451

Provisoriamente, conteúdo do Instagram “Fahrenheit 451” (1953), escrito por Ray Bradbury (1920-2012), é um dos romances precursores do gênero distópico de ficção científica. [caption id="attachment_2306" align="alignright" width="300"] Edições em inglês do clássico de Ray Bradbury. Foto: Acervo Recanto da Literatura[/caption] “Escrevendo Fah...

Admirável Mundo Novo

Resenha feita por Júlia @emversoeprosa Júlia, obrigada pela gentileza em permitir que eu compartilhasse essa ótima resenha. 💥Resenha💥 Admirável Mundo Novo (1932), de Aldous Huxley, é um romance distópico que trata de um futuro onde as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e psicologicamente para aceitarem seu destino social e a forma ...

Viagem ao centro da Terra

Provisoriamente, conteúdo do Instagram [caption id="attachment_2462" align="alignleft" width="300"] Viagem ao centro da Terra, de Júlio Verne. Foto: Acervo Recanto da Literatura[/caption] "Viagem ao centro da Terra" (1864) é um livro de ficção científica, escrito pelo francês Júlio Verne. É um dos maiores clássicos do gênero. A obra cont...

Laranja Mecânica

Queria compartilhar com vocês essa resenha da parceira Leydiane Nunes @daydreamsbooks Laranja Mecânica - Anthony Burguess (1962) [caption id="attachment_2308" align="alignleft" width="295"] Edição Epecial de 50 anos, da Editora Aleph.. Foto: Leydiane Nunes[/caption] Alex DeLarge é o protagonista da obra, que narrada em primeira pessoa, con...

Newsletter

Newsletter

error: Conteúdo Protegido