Provisoriamente, conteúdo do Instagram
“As Meninas” (1973), Lygia Fagundes Telles, é um dos romances de maior sucesso de crítica e público da autora.
A obra conta a história de três amigas universitárias, Lorena, Lia e Ana Clara, que vivem juntas em um pensionato de freiras em São Paulo. De personalidades bem diferentes, elas têm em comum a solidão.
A narração se dá com diversos focos: ora em primeira pessoa, mudando de uma personagem para a outra, se deslocando também para o fluxo de consciência, ora para o narrador onisciente, em terceira pessoa.
Lançada em pleno regime militar e situada neste mesmo momento histórico, a obra detalha os universo íntimo de cada uma das protagonistas, trazendo temas como preferências musicais, liberação sexual da mulher, experiências com alucinógenos, mas também repressão, radicalização política e tortura (tema proibido à época).
Segundo Milton Hatoum, “o destino das personagens é, de algum modo, o destino de uma geração movida por sonhos de liberdade sexual e política, ou por um desejo de ascensão social. É um romance que opera com o equilíbrio entre o psicológico, o social e o político. Sem dúvida, um dos melhores livros da autora.”
A obra recebeu o Prêmio Jabuti, em 1974.
Essa edição linda é do Círculo do Livro.
Gostou do post? Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos!
0 comentários