Trouxe hoje uma belíssima resenha da amiga Luciana Morais @minhaestantemagica, a quem agradeço imensamente a gentileza de permitir essa postagem.
Esperei ansiosamente acabar o mês de novembro para postar esse livro! Não queria soltar spoiler para os assinantes da @taglivros. Mais uma edição linda! Eles se superam a cada mês.
O primeiro contato que tive com Rachel foi com a leitura de O Memorial de Maria Moura (há mais de quinze anos). Não lembro direito da história, mas lembro que fiquei encantada com a força daquela mulher. Desde então, não tinha lido mais nada dela. E que maravilha reencontrar essa escritora que retrata tão bem o meu Nordeste e, principalmente, o Ceará, terra de vários amigos queridos.
Bom, As Três Marias é um livro autobiográfico, inspirado na infância e juventude de Rachel. Maria Augusta ou Guta, a narradora, conhece suas duas melhores amigas, Maria da Glória e Maria José, no internato de freiras em que estudava. Elas se tornam tão inseparáveis que ganham o apelido de três Marias, como a constelação. Elas passaram a infância lendo romances franceses às escondidas e imaginando como seria o amor e o mundo fora dos portões do colégio.
Em uma época em que a família, a escola e a Igreja eram responsáveis por moldar o comportamento feminino (bela, recatada e do lar), Guta acaba se tornando a mais ousada. Glória rapidamente se casa, concretizando o “sonho de toda mulher” e Maria José se torna tão religiosa que vive em conflito consigo mesma. Guta, apesar de também desejar um amor, vive experiências libertadoras e transgressoras para a época. Mais uma protagonista feminina, corajosa e autêntica típica da obra de Rachel. Na verdade, uma protagonista como a própria Rachel!
Curiosidade: As personagens de Maria da Glória e Maria José eram reais. Se chamavam Odorina Castelo Branco e Alba Frota. E Maria Augusta, claro, era a própria Rachel. As três permaneceram amigas até o fim da vida.
Minha avaliação: 🌟🌟🌟🌟
Gostou do post? Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos!
0 comentários