Da prosa – Hilda Hilst

por | 09/01/2020 | Resenhas | 0 Comentários

Autor(es): Hilda Hilst

Lançamento: 2018
os dois volumes com sua luva, tomados pela imagem de hilda em m cores roxo e azul turquesa,

Da Prosa – Hilda Hilst, da Companhia das Letras

Provisoriamente, conteúdo do Instagram

“Da prosa” é um box, com dois volumes, lançado em 2018, pela Companhia das Letras, que reúne pela primeira vez toda a produção ficcional de Hilda Hilst, apresentada em ordem cronológica.

São 11 obras, publicadas originalmente entre 1970 e 1997, no período que sucedeu quase vinte anos dedicados à poesia e um curto período de 3 anos dedicado ao teatro.

Destacamos três obras emblemáticas:

“Fluxo-floema” (1970) – marca sua estreia na ficção e é composto por cinco textos. Daniel Galera se refere, no posfácio, aos elementos autobiográficos do texto ‘O unicórnio’, mas que não se sobrepõem às características multifacetadas das personagens e ao senso de inadequação.

Detalhe das folhas de guarda com desenhos estilizados

Ilustrações de Hilda Hilst. Foto: Arquivo Recanto da Literatura

“A obscena senhora D” (1982) – é uma de suas obras mais aclamadas. Para Carola Saavedra a obra coloca em evidência algumas características da prosa hilstiana: o misticismo, o encontro entre o divino e o profano e a reinvenção da linguagem. ‘A mistura do mais poético com o mais mundano, o elevado e o obsceno’.

“Cartas de um sedutor” (1991) – publicado num momento em que ela estava desiludida sobre a vida literária, compõe a chamada “tetralogia obscena” juntamente com “Contos de Escárnio – Textos grotescos” (1990)”, “O caderno rosa de Lori Lamby” (1990) e “Bufólicas” (livro de poesia) – estas 4 obras já tinham sido publicadas juntas com o nome de “Pornô Chic” (2015), pela @editoraglobo. O ótimo texto de Alcir Pécora “Cinco pistas para a prosa de ficção de Hilda Hilst” aborda a questão do obsceno combatendo o senso comum que remete à pornografia exaltando “sua condição incontornável de composição literária”.

As demais obras são: “Kadosh” (1973), “Pequenos discursos. E um grande” (1977), “Tu não te moves de ti” (1980), “Com os meus olhos de cão” (1986), “Rútilo nada” (1993) e “Estar sendo. Ter sido” (1997).

 

Gostou do post? Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos!

Compartilhe!

Mariana Gago

Advogada e entusiasta do papel transformador dos livros. Idealizadora e editora do projeto Recanto da Literatura.

0 comentários

Posts Relacionados

Dois poemas de Gilka Machado

Quem fez a gentileza de selecionar para a gente esses dois poemas de Gilka Machado, publicados originalmente no livro "Estados da Alma", de 1917, foi o professor de literatura, Rafael Ottati (Instagram @elrafa.lit).   Particularidades Muitas vezes, a sós, eu me analiso e estudo, os meus gostos crimino e busco, em vão torcê-los; é incrív...

Rubem Fonseca

Provisoriamente, conteúdo do Instagram [caption id="attachment_1746" align="alignleft" width="357"] Rubem Fonseca, em 2005. Foto: seu filho, Zeca Fonseca / Divulgação[/caption] Rubem Fonseca (1925-2020) foi um contista, romancista, ensaísta e roteirista brasileiro. Inaugurou uma corrente literária conhecida como brutalista. Seu estilo se...

Misto-quente

Resenha da amiga Luciana Morais @minhaestantemagica [caption id="attachment_2470" align="alignright" width="300"] Misto-quente, de Charles Bukoswki. Foto: Luciana Morais[/caption] Em Misto-quente, somos apresentados à infância e adolescência de Henry Chinaski, alterego do próprio Bukowski. Viver nos Estados Unidos durante a recessão, originad...

Clarice Lispector. Todos os Contos

Provisoriamente, conteúdo do Instagram "Clarice Lispector. Todos os Contos" (2016), Editora Rocco, Organizado por Benjamin Moser - escritor, editor, crítico e tradutor e que lançou em 2009 a sua biografia: "Why This World: A Biography of Clarice Lispector" (no Brasil, "Clarice" pela Cosac Naify). [caption id="attachment_2882" align="alignleft" ...

os dois volumes com sua luva, tomados pela imagem de hilda em m cores roxo e azul turquesa,

Newsletter

Newsletter

error: Conteúdo Protegido