Provisoriamente, conteúdo do Instagram
“Enquanto Agonizo” (“Na Minha Morte”, em Portugal) é um romance do escritor estadunidense William Faulkner.
Ambientado no sul dos Estados Unidos, o romance trata dos incidentes da desastrada ‘odisseia’ que a família Bundren tem que fazer para levar a uma outra cidade o caixão de Addie, a mãe, para ser enterrado.
Como em outras obras, Faulkner usa com brilhantismo a técnica de narrativa de fluxo de consciência, onde os membros da família se alternam a cada capítulo como narradores indiretos, cada um à sua maneira, dando continuidade à história, mas muitas vezes apresentando percepções diferentes sobre os mesmos acontecimentos, misturando horror e comicidade, loucura e heroísmo, honra e insensatez, paixão e morte.
Segundo o crítico, Harold Bloom, “de todos os romances americanos do século XX, o que tem o começo mais brilhante é Enquanto agonizo […] pressagia o romance mais surpreendente do autor”.
Ele alega sarcasticamente ter escrito o romance em seis semanas e não ter alterado uma única palavra. Mas o romance foi realmente publicado com pouquíssimas revisões e foi escrito em oito semanas, enquanto trabalhava em uma usina hidrelétrica, como bombeiro e vigia noturno.
O título vem da obra Odisseia, de Homero, do trecho em que Agamenon fala a Odisseu: “Enquanto agonizo, a mulher com os olhos de cão não fecha meus olhos enquanto eu desço ao Hades”.
Gostou do post? Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos!
0 comentários