Fabíola, obrigada por essa resenha ótima @fabiola.oliveiraandrade.
Adiei bastante essa leitura…O avançar de páginas me embriagava com sentimentos maléficos…Raiva, escárnio, nojo, náuseas, incredulidade… Uma resenha extremamente difícil de ser realizada. Como ler tal obra e não permitir que tamanha escuridão invada nosso pensamento…
O livro é absolutamente lírico, uma prosa poética repleta de detalhes alencarianos e reflexos de Saramago. Nassar conta a história de uma família ortodoxa cristã descendente de libaneses, sendo possível observar o conservadorismo do século XIX.
É uma obra que destrói de forma contundente vários princípios de uma ordem tradicional do espírito. Sua trama gira em torno dessa família aprisionada pelos grilhões de uma fé cega. O livro é articulado através de memórias e digressões do antagonista André.
A leitura exige um grande amadurecimento literário, percebi que se o lesse há alguns anos atrás não teria aproveitado. Tudo se inicia com a fulga de André devido à sua ávida busca…Na verdade uma fome insaciável, uma escuridão perversa… Toda família sofre com a falta de sua presença perturbadora.
Sua família é composta pelo pai Ióhana, sua mãe, quatro irmãs (Rosa, Zuleika, Huda e, finalmente, Ana) e por dois irmãos Pedro o tronco grosso, mais velho, e o caçula Lula.
Durante toda a história, é preciso um olhar atento para entender o contexto, as reflexões, referências, conturbações psíquicas, o anarquismo de André.
“Lavoura Arcaica” (1975) é uma inversão da parábola tão conhecida pelos cristãos do filho pródigo. Neste caso, caracteriza um perdão do pai que nunca será aceito, a desunião da família é inevitável e o sexo entre irmãos para mim algo venenoso, inconcebível.
Uma leitura difícil de ser digerida, mas espetacular. Sua qualidade estética é inegável, possui uma linguagem elaborada com plasticidade. Arremete claramente a morte da ordem.
Muito difícil para mim avaliar tal obra, mas com certeza incluiria entre meus favoritos.
Gostou do post? Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos!
0 comentários