O médico e o monstro

por | 17/04/2018 | Resenhas | 0 Comentários

Lançamento: 1886

Provisoriamente, conteúdo do Instagram

“O médico e o monstro” (1886), novela gótica de Robert Louis Stevenson, não é apenas um dos maiores clássicos do terror psicológico, mas da literatura universal.

Segundo Stephen King, forma junto com Frankenstein, de Mary Shelley, e Drácula, de Bram Stoker, o trio dos maiores clássicos do terror de todos os tempos.

Robert Louis Stevenson, um dos mais importantes escritores britânicos do século XIX. Foto: Acervo Recanto da Literatura

Na trama de terror e ficção científica, o médico escocês, Dr. Jekyll, faz pesquisas usando seu próprio corpo como cobaia para entender os segredos da alma. Porém acaba criando uma droga que libera os impulsos e os sentimentos humanos mais primitivos.

A obra explora essa dualidade entre o polido e virtuoso pesquisador e seu alter ego, Mr. Hyde, sem escrúpulos e agressivo, mas que de início conquista o médico pela sua liberdade.

Sucesso desde a sua publicação, até hoje exerce grande influência na literatura e na cultura popular. É um dos livros mais adaptados a para o cinema, teatro e TV, tanto em versões mais fiéis como em adaptações mais livres ou até paródias, como o famoso “O professor aloprado” (1963), com Jerry Lewis. Até para os quadrinhos, como inspiração para o Incrível Hulk, por exemplo.

Créditos: O Médico e o Monstro, da Coleção Saraiva de Bolso, Nova Fronteira; A Ilha do Tesouro, Editora Melhoramentos; e 501 Grandes Escritores, Editora Sextante.

 

Gostou do post? Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos!

Compartilhe!

Mariana Gago

Advogada e entusiasta do papel transformador dos livros. Idealizadora e editora do projeto Recanto da Literatura.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

O Corvo

Trouxe pra vocês aqui a primeira estrofe dessa obra-prima, feita por um gênio, Edgar Allan Poe - na versão original, em inglês, e as traduções para o português feitas por outros dois: Machado de Assis e de Fernando Pessoa. É só pra dar o gostinho... [caption id="attachment_1312" align="aligncenter" width="223"] Reprodução parcial da Ilustração d...

Histórias Extraordinárias – Edgar Allan Poe

Esta resenha foi feita por Mariana Siqueira (Instagram @sobreamorelivros). Uma coletânea com os melhores e mais importantes contos de Edgar Allan Poe por José Paulo Paes, Histórias Extraordinárias é uma obra-prima desde a escolha dos textos até sua diagramação. A edição capa dura e ilustrada publicada pela Companhia das Letras é absolutamente li...

O iluminado

[caption id="attachment_2850" align="alignleft" width="222"] Edição em capa dura da Suma de Letras. Foto: divulgação[/caption] A resenha de hoje, sobre o livro "O Iluminado" (1975), de Stephen King, foi gentilmente cedida pela parceira Julia Kerbes @juke.book "Tudo que é hotel grande tem seus escândalos, dissera Watson, assim como todo grande...

Newsletter

Newsletter

error: Conteúdo Protegido