Provisoriamente, conteúdo do Instagram
“O médico e o monstro” (1886), novela gótica de Robert Louis Stevenson, não é apenas um dos maiores clássicos do terror psicológico, mas da literatura universal.
Segundo Stephen King, forma junto com Frankenstein, de Mary Shelley, e Drácula, de Bram Stoker, o trio dos maiores clássicos do terror de todos os tempos.
Na trama de terror e ficção científica, o médico escocês, Dr. Jekyll, faz pesquisas usando seu próprio corpo como cobaia para entender os segredos da alma. Porém acaba criando uma droga que libera os impulsos e os sentimentos humanos mais primitivos.
A obra explora essa dualidade entre o polido e virtuoso pesquisador e seu alter ego, Mr. Hyde, sem escrúpulos e agressivo, mas que de início conquista o médico pela sua liberdade.
Sucesso desde a sua publicação, até hoje exerce grande influência na literatura e na cultura popular. É um dos livros mais adaptados a para o cinema, teatro e TV, tanto em versões mais fiéis como em adaptações mais livres ou até paródias, como o famoso “O professor aloprado” (1963), com Jerry Lewis. Até para os quadrinhos, como inspiração para o Incrível Hulk, por exemplo.
Créditos: O Médico e o Monstro, da Coleção Saraiva de Bolso, Nova Fronteira; A Ilha do Tesouro, Editora Melhoramentos; e 501 Grandes Escritores, Editora Sextante.
Gostou do post? Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos!
0 comentários