Obrigada, Leydiane @daydreamsbooks
O romance mais famoso de Turguêniev, “Pais e Filhos” (1862) é a concretização do que viria a ser o encontro de duas gerações com visões de mundo totalmente diferentes. De um lado os velhos e “antiquados” pais, com seu conservadorismo, já do outro, os jovens e idealistas filhos, influenciados pelas novas tendências político-sociais e que creem que seus pontos de vista são os únicos corretos. A narrativa gira em torno do niilista Bazárov, um homem que nega toda forma de arte, amor e religião. Ele crê que apenas a ciência e a destruição de antigas e medíocres tradições podem revolucionar a Rússia. Suas incontestáveis e radicais posições são fortemente abaladas pelo seu repentino e estranho amor por Anna Serguêievna, uma mulher admirável e avançada para sua época.
O confronto de gerações ocorre quando Bazárov e seu amigo Arcádio (uma espécie de aprendiz de Bazárov, mas sem tanta convicção) visitam seus respectivos pais, seres extremamente amorosos e humanos, com uma visão de mundo conservadora em decorrência da idade.
Os conflitos internos do personagem e suas convicções postas em cheque fazem de sua vida algo vazio e falso. Ele não acredita mais no antigo radicalismo (mas também não admite isso) e é incapaz de ver o mundo da maneira que todos vêem.
“A polêmica que se seguiu à publicação de Pais e Filhos foi a maior de que se tem notícia na literatura russa”, relata Rubens Figueiredo, que traduziu a obra para o português direto do russo. “O termo ‘niilista’, usado por Turguêniev para definir seu herói Bazárov, popularizou-se instantaneamente e, como que de propósito, uma sucessão de incêndios criminosos de cunho sabidamente político agitou São Petersburgo.
A leitura do romance torna evidente que seu autor não está elogiando, endossando ou recomendando as atitudes niilizadoras de seu protagonista; em outras palavras, Turguêniev está longe de ser ele mesmo um niilista e nada seria mais equívoco do que afirmar que autor tem uma visão-de-mundo idêntica a de seu personagem.
Como seu próprio título já anuncia, Pais e Filhos é também um livro em que Turguêniev explora o tema do conflito entre gerações.
Gostou do post? Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos!
0 comentários