Provisoriamente, conteúdo do Instagram
“Um Estudo em Vermelho” (1887) é um romance policial escrito por Arthur Conan Doyle. Publicado na revista Beeton’s Christmas Annual, teve a primeira edição como livro no ano seguinte, ilustrada por Richard Gutschmidt.
É a primeira das 60 obras protagonizadas pelo mais famoso detetive ficcional da história – Sherlock Holmes. Como disse o colega @mantovannicolares “Um pequeno e despretensioso livro do desconhecido médico jovem escocês que, […] na falta de clientela em seu consultório, utilizava seu tempo livre a escrever coisas”.
É nesta obra que Holmes, o único detetive consultor do mundo, aos 27 anos, conhece seu inseparável amigo e “escudeiro”, Dr. Watson. Ambos buscavam moradia e um alguém para dividir despesas e foram apresentados por um amigo em comum:
“Dr. Watson, Mr. Sherlock Holmes”, disse Stamford, apresentando-nos.
“Como vai?” disse ele cordialmente, apertando minha mão com uma força que eu dificilmente lhe teria atribuído.
“Pelo visto, esteve no Afeganistão.”
“Como diabos soube disso?”perguntei, estarrecido.
Os dois decidem dividir o apartamento e pouco tempo depois se envolvem numa investigação de assassinato. Já reservado e boêmio, Holmes usa seus métodos de dedução e desvenda o caso. Watson, maravilhado com o desfecho e com os processos dedutivos de seu companheiro, resolve publicar seus registros e passa a ser o biógrafo do detetive, proporcionando ao mundo conhecer as aventuras e proezas de Holmes.
Esta edição da Editora Zahar inclui mais de 70 ilustrações originais e mais de 250 notas explicativas, que destrincham cada detalhe da obra.
“Elementar, meu caro Watson”, a mais famosa frase de Sherlock Holmes, repetida desde tempos imemoriais, curiosamente, nunca apareceu na obra de Conan Doyle. Sim, “elementar” e “meu caro” aparecem, e muito, mas nunca na mesma frase.
O endereço fictício (221B, Baker Street, Londres), abriga atualmente o museu do detetive.
Holmes já foi identificado como uma das três personalidades mais conhecidas do mundo ocidental, ao lado de Mickey Mouse e do Papai Noel. .
Gostou do post? Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos!
0 comentários